segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Minha visão em relação a Nossa Paróquia e formação PJ

Para acontecer de fato, a formação de uma PJ em nossa paróquia além de reunir os representantes das nossas comunidades. Teremos que trabalhar nas comunidades de formas unânime escolhendo representantes que tenham espírito de liderança, boa vontade, não seja sub-carregado com outras equipes de serviços na comunidade para fins que não  aja conflito de tempo em determinadas ações.
 Alguns grupos de jovens da paróquia bom pastor, estão parados desde quando o seminarista Casio deixou a nossa paróquia. A falha de não ter de fato uma PJ na paróquia foi à falta de união entre os representantes das comunidades. Então temos que criar um laço de amizades, entre os mesmos, para que de fato ter uma equipe feita. Pois estavam um jogando responsabilidade nas costa do outro.
 A uma carência, nas bases das comunidades, pois não estão sabendo acolhe-los. como se sabe os jovens são sensíveis e gostam de acolhimento quando a comunidade em si, não reconhece os trabalhos, não vão atrás do mesmo, não os acolhendo, eles procuram acolhimento em outro lugar. Há muitos jovens indo para igrejas protestantes e o que eles relatam que é a forma de acolher, de chamar para participar dos grupos contidos nas igrejas deles são diferente das nossas católicas. Então o que está faltando é o calor humano que o jovem ainda não sentiu.
Sabemos que hoje o jovem não quer compromisso com a igreja de trabalhar e servir nas comunidades. Para montar grupos de jovens com teatros entre outros, devemos criar métodos de aproximação das coordenações das comunidades (digo todas sem exceção de nenhuma). Criando meios para cativar os jovens, pois um grupo de jovens tem que ter um calor um humano tem que ter aproximação entre todos. “Pra viver com os jovens tem conhecer o documento diocesano dos jovens. Que fala da família da pastoral da juventude.” Fala de padre Marcelino. Então temos que estudar esse documento.
O que mexe os jovens são os gestos mais simples, como um exemplo que o padre Marcelino usou. Ele elaborou uma reunião com todos os recursos e meios de informações, e como ele é acostumado em contar piada, contou uma piada no novo Brasil em uma de suas reuniões, quando se passaram dois anos da reunião encontrou com uma das pessoas presentes e chegou para ele e disse nossa eu gostei tanto daquela piada que você contou.
O que o quis dizer é que são coisas simples que chamam atenção, e quais seriam essas coisas simples? Temos que sentar e estudar sobre o assunto. Como trabalhar o calor humano na igreja... É uma questão a se resolver. A meu ver temos que começar a trabalhar a acolhida desses jovens nas comunidades... Pois as pessoas em si acham que a responsabilidade do acolhimento das pessoas novas, jovens e etc. É só da equipe de acolhida. Mas vejo que o acolhimento é de todas as equipes. É umas das coisas falhas.
Saber acolher as crianças e adolescentes, também é outra falha, como a celebração das crianças no quarto domingo do mês que ainda é falho nas comunidades das paróquias. Pois algumas pessoas relatam que criança não sabe o que está fazendo. A meu ver, temos muitas crianças que merece oportunidade de entrar numa equipe de canto, de utilizar um microfone mesmo que seja desligado. Pois temos que dar valor a elas agora e no futuro próximo.
 Sei que não me empenhei o suficientemente para contribuição da formação da equipe(PJ), devido a minha desmotivação pessoal, sem vontade, de lutar, para formar de fato um grupo de jovens, por motivo anteriores em relação a formação ao grupo de canto de crianças que tentei formar mas não foi a frente.
Bom, essa é minha opinião avaliando de acordo com a minha comunidade.
Peço desculpas pelas palavras utilizadas e por não comparecer pessoalmente para conversar com vossa senhoria. Peço sua benção Padre, e para todos os jovens da nossa paróquia.
“O jovem será o sol ou a tempestade do amanhã.”
(São Luiz Orione)


MINHA TIA e MINHA MÃE após lerem a dissertação acima perguntaram: 

Tia: VOCÊ COPIOU ISSO DA AONDE?

Mãe: FOI VOCÊ QUE FEZ? QUEM TE PEDIU PARA FAZER ISSO?...

As pessoas ainda duvidam da minha capacidade de ver e analisar determinadas situações...
Aceito opiniões em relação as perguntas que me fizeram e ao texto em si...

Nenhum comentário:

Postar um comentário